Não é de hoje que muitos dos contribuintes sabem que vão precisar declarar o Imposto de Renda no mês de abril. Porém, a correria é grande quando chega perto do final do prazo para a entrega.
Para evitar aquela velha dor de cabeça, é possível organizar seu IR 2017 ainda neste ano. Através de um aplicativo, disponibilizado pela Receita Federal em maio, é possível montar uma espécie de rascunho.
Ele pode ser utilizado em computadores e/ou dispositivos móveis (tablets e smartphones) com sistemas operacionais Android e iOS (Apple), proporcionando maior comodidade e mobilidade para o usuário.
Podem ser registradas informações sobre fatos ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016. Se desejar, o contribuinte poderá importar os dados da declaração entregue neste ano para iniciar o rascunho.
No próximo ano não será mais necessário baixar o programa Receitanet, usado apenas para transmitir a declaração. A transmissão será feita pelo mesmo programa usado para informar os dados do IR.
Outra novidade é que eventuais mudanças de versão do programa de preenchimento serão instaladas automaticamente. Assim, o contribuinte não precisará baixar novas atualizações do programa.
Clique aqui e tenha acesso ao rascunho do IR.