Ele pode ser de papel – novo ou empoeirado. Pode ser digital – no PC, no Kindle, no iPad ou mesmo no celular. Independente da maneira como o vemos, o livro continua cumprindo seu papel, de salvar o pensamento e registrar a história para que tudo chegue às outras pessoas lá na frente.
Levando em conta essa importância, resolvemos preparar uma lista com sugestões feitas por profissionais de diferentes segmentos do mundo dos negócios, da nossa equipe e de vocês leitores, através do Facebook e do Twitter. O objetivo, evidentemente, não é esgotar aqui toda a bibliografia interessante à área de Administração (talvez, nem um site inteiro fosse suficiente para isso, um post então…), mas apresentar obras que fizeram a diferença na vida e no trabalho de gente que tem a Administração e o mundo dos negócios enquanto parte fundamental de sua vida.
1 – A Vantagem Competitiva das Nações, de Michael Porter
Mostra aos administradores e analistas como avaliar a posição competitiva de uma empresa e implementar as etapas de ação específicas necessárias para aprimorá-las. A escolha de um ambiente, o leque de atividades da empresa, produção, marketing são examinados em conjunto, fornecendo uma prática perspectiva para um meio empresarial cada vez mais competitivo.
2 – Blink. A Decisão Num Piscar de Olhos, de Malcolm Gladwell, autor de “O ponto da virada” e “Fora de série”
Blink revela que, para tomar uma grande decisão, não é necessário processar mais informações ou deliberar por mais tempo, e sim desenvolver a arte de filtrar, a partir de inúmeras variáveis, as poucas informações que realmente importam.
3 – Em Frente!: Como a Starbucks Lutou por sua Vida sem Perder a Alma, de Howard Schultz (CEO da Starbucks)
Por meio de uma narrativa atraente, o autor documenta o amadurecimento de uma marca, assim como o de um empresário, além de representar sua filosofia de liderança: não basta apenas vencer, mas vencer do jeito certo.
4 – A Estratégia do Oceano Azul, de Chan Kim
O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.
5 – Gestão Estratégica – Da Empresa que Temos para a Empresa que Queremos, de Eliezer Arantes da Costa
Ao estimular e orientar a reformulação de conceitos no interior das instituições, um livro como este se torna, ele próprio, um importante fato cultural, na medida em que, em círculos concêntricos, impulsiona o desenvolvimento da cultura de planejamento no país e de sua necessária continuidade, a gestão estratégica.
Fontes: Administradores.com.br e Infomoney