Tempos difíceis podem exigir medidas extremas. Se o mercado está saturado e o faturamento vem caindo há meses, talvez seja hora de rever o modelo de negócio. Mas quando e como fazer isso? Neste artigo, vamos apontar caminhos para tornar essa decisão menos complicada.
Seu modelo de negócio está saturado?
Empresas que ultrapassam a barreira dos cinco anos, que é quando mais da metade delas deixa de existir, vencem desafios comuns às iniciantes, mas se colocam diante de novos obstáculos. Entre eles, a falta de inovação que trava o negócio.
Sobre esse aspecto, quando se fala na ausência de inovação, não se trata da necessidade de encontrar uma nova forma de resolver velhos problemas, mas sim da prisão a um modelo de negócio que já não traz os mesmos resultados de outrora.
Quando a empresa faz tudo do mesmo jeito há mesmos anos, não raro se vê negociando com os mesmos clientes, comprando dos mesmos fornecedores, adotando as mesmas práticas, vendo seu planejamento estratégico paralisado e os resultados estagnados, ou em declínio.
Muitas vezes, o faturamento é afetado nessas condições, pois, embora você nada tenha feito para isso, seus concorrentes optaram por não parar no tempo, novos players (competidores) surgiram no mercado e, como consequência, sua empresa perdeu terreno.
Se você está na zona de conforto, é grande a possibilidade de seu modelo de negócio estar saturado. Quando isso acontece, na melhor das hipóteses, o gráfico de desempenho vira uma linha reta. Você não cresce, mas apenas se mantém com o que tem. Já na pior delas…
Como alterar o modelo de negócio
Se você teme estar estagnado, talvez seja hora de partir para algo novo. Caso esteja avaliando a possibilidade de alterar seu modelo de negócio, veja quais são as principais ações a adotar.
1. Realize um diagnóstico empresarial
Ninguém toma (ou não deveria tomar) uma decisão desse nível sem embasamento. Rever o modelo de negócio não se justifica pela falta de motivação com a atividade desenvolvida, embora esse também seja um sintoma.
Mas é preciso mais do que um sentimento ou intuição para seguir em frente nesse propósito. É por isso que um diagnóstico empresarial é o começo de tudo. Você precisa olhar para a própria empresa, para o mercado, para seus clientes e seus concorrentes.
Uma ótima ferramenta para identificar se o modelo de negócio está saturado é a Análise SWOT, que se baseia na avaliação de forças e fraquezas presentes, oportunidades e ameaças futuras.
Caso venda produtos, um plano de ação com a ferramenta 5W2H pode ajudar a determinar se aquilo que oferece ao mercado ainda tem ou não potencial de consumo.
Veja que instrumentos não faltam para confirmar ou descartar a hipótese de um modelo de negócio saturado. Se quer mais uma dica, comece pelo modelo de diagnóstico empresarial que elaboramos para você.
2. Permita-se viver o risco
Se o passo anterior confirmou o que você temia, é preciso sair da zona de conforto, pois é ela que o mantém preso a um modelo saturado. Para isso, não há outro caminho a não ser pensar fora da caixa, testar e explorar o novo, buscar opiniões diferentes em lugares não tentados antes e, sobretudo, permitir-se experimentar o risco.
Deve ser dureza reconhecer que você é um privilegiado por estar com a empresa ativa, mas tendo agora que colocar tudo em risco por uma necessidade de mudança. Se não acreditar realmente nisso, esse é um passo que talvez não deva dar.
Sempre existe a possibilidade de você aceitar a estagnação, ou até mesmo acreditar que nada fazer é o melhor, que as feridas no orçamento irão se curar sozinhas. Isso é procrastinar, uma característica pouco comum aos empreendedores de sucesso, mas vai que dá certo dessa vez, não é?
Já quem tem um perfil mais arrojado não se permite esperar enquanto a água sobe e o afoga lentamente. Isso não significa rasgar a cartilha e desperdiçar tudo o que foi feito até agora. Qualquer mudança na empresa, seja grande ou pequena, depende de planejamento. Que tal começar a elaborar a sua estratégia?
3. Faça como no início
Para se livrar do passado, é preciso aprender com ele. Lá no início da sua jornada, é bastante provável que tenha estudado com dedicação o modelo de negócio a adotar. Afinal, essa é uma etapa fundamental para que a empresa nasça com maior chance de sucesso.
Agora, tal qual naquela ocasião, a dica é se debruçar sobre as melhores ferramentas para desenvolver seu modelo de negócio.
Mas isso não quer dizer que deva repetir o processo. Em primeiro lugar, se atualize, pois a maneira como os empreendedores planejam sua empresa hoje pode não ser a mesma que você utilizou há alguns anos.
Quer uma excelente dica? Dê uma olhada neste material, um kit de ferramentas sobre modelo de negócio publicado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Business Model Canvas, é claro, está presente, mas tem muito mais ali para lhe ajudar.
Também é válido contar com o apoio de especialistas, como consultorias, assessorias e seu contador. Todos esses profissionais podem contribuir com a sua tomada de decisão nesse caso, que de simples não tem nada, mas quanto antes enfrentar, melhor.
Faça o novo, de novo
Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre possíveis mudanças no modelo de negócio para crescer em um mercado que parece saturado.
Em determinado momento, lembramos que esse é um desafio comum a empresas que já alcançaram certamaturidade no mercado e destacamos os resultados da pesquisa Demografia das Empresas 2014, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indica que, de cada dez empresas brasileiras, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade.
Se você está entre elas, talvez seja hora de buscar o novo, de novo. A capacidade de se reiventar é também uma marca entre as empresas vencedoras.
Mas rever o modelo de negócio pode ser necessário mesmo para quem tem pouco tempo de mercado. Afinal, fatores internos e externos podem afetar a sua competitividade.
Fonte: Blog Conta Azul