Saber como identificar oportunidades de negócios é o primeiro passo para quem deseja montar um negócio próprio ou então expandir um já existente. O problema é que a maioria dos empreendedores não conseguem enxergar essas oportunidades.
O curioso é que boas oportunidades de negócios estão por aí, soltas, passando desapercebidas e poucos são os que conseguem identificá-las e colocá-las em prática.
Você pode até estar dizendo que não existe um método que mostre como identificar boas oportunidades de negócios, mas acredite, você está errado. Isso pode sim ser sistematizado e vamos mostrar neste artigo.
Não se trata de um método em sí, mas de algumas rotinas e procedimentos que vão permitir a você ver com mais clareza quando boas oportunidades de negócios surgirem na sua frente, ou quando você estiver em seus momentos criativos, buscando por uma.
Qual o método para saber identificar boas oportunidades de negócios?
A minha dica para quem deseja saber como identificar boas oportunidades de negócios é inverter o caminho seguido pela maioria dos empreendedores e pegar o mercado todo de surpresa.
Uma boa ideia é ao invés de desenvolver um produto ou serviço, e depois tentar criar um mercado para ele, como a maioria dos empreendedores fazer, ir justamente na direção contrária. Essa é uma das sacadas da estratégia para criação de Oceanos Azuis.
Analise o mercado e tente identificar que tipo de produto ou serviço apresenta uma boa demanda, mas não está disponível, ou se está, não da forma como deveria. Agindo assim, você não precisa criar um mercado, pois na verdade, ele já existe.
Dicas para identificar oportunidades de negócios
Nossa equipe listou aqui algumas dicas de como identificar oportunidades de negócios promissores e a partir disso, criar o seu próprio negócio. Confira!
Atualize ou agregue valor a um produto existente
Tente identificar um produto ou serviço o qual você possa atualizar e agregar valor a ele. Será que a atualização deste produto aumentará a demanda sobre ele? Será que seria necessário fazer um upgrade do modelo?
Não existe nada que não esteja tão bom que não possa ser melhorado. No Brasil então, esse é um caminho bastante promissor e um ótimo ponto de partida para se iniciar um negócio de sucesso.
O downgrade como opção
O downgrade também é uma opção! Procure por algo que normalmente está associado a uma classe de maior poder aquisitivo ou que alguém com uma renda menor não pode pagar e tente criar uma versão semelhante, mas com um preço acessível.
Não estamos falando em pirataria, mas sim desclassificação em uma forma inteligente, legítima e com qualidade. O dinheiro nem sempre está nas camadas superiores da sociedade.
Agregue funções ou crie um bundle
Outra dica de como identificar oportunidades de negócios é juntar coisas já existentes. Itens a venda no mercado que você acha que precisariam estar juntos ou que são usados como um só. Por exemplo, telefones celulares agora têm câmeras e até mesmo se transformam em scanners.
Tornar a vida dos seus clientes mais fácil, criando um 2-em-1 ou 3-em-1 ou um dispositivo combinado. Essa é uma estratégia muito semelhante ao que a Kyan da Índia fez em seu dispositivo All-In-One.
Separe coisas
Se você pode agregar coisas é claro que você também pode separar as coisas. Você pode se concentrar especificamente um determinado produto para uma tarefa específica. Por exemplo, você poderia criar um telefone sem muito das muitas características adicionais, mas focado na longevidade da vida útil da bateria e sistema de mensagens e chamadas.
Pode ser um dispositivo de comunicação final. Pense em algo, provavelmente haveria muitos produtos que você poderia fazer isso. Identificada a oportunidade, valide a sua ideia de negócio e pronto! Um produto novinho na praça!
Reinvente o negócio em outra área
Uma das dicas de como identificar oportunidades de negócios e reinventar algo que já está dando certo. Se você já tem um negócios ou você vê algo que faz muito sucesso em determinado mercado, por que não recriar esse negócio em uma outra área em que ele, ou seu conceito, ainda não existe.
Certifique-se de identificar corretamente os motivos pelos quais este produto ou serviço está vendendo na primeira área, de modo que quando você for recriá-lo em outro segmento, você possa agregar essas mesmas características.
Satisfaça uma demanda
Uma outra dica simples de como identificar oportunidades de negócios e encontrar demandas não atendidas plenamente. Você já viu algo que está vendendo, mas há sempre escassez de oferta, porque o produtor não pode atender a demanda. Se for esse o caso, então por que não produzir em massa um produto?
Se você acha que poderia satisfazer essa demanda, ataque o mercado por este flanco e pronto! Mais uma bela oportunidade de negócio que você identificou, apenas observando o que já existe e aplicando suas expertises.
Foque em um nicho de mercado
Você está tentando chegar a todos ou está planejando vender um negócio que tem como alvo o público em geral? Bem, não há nada de errado com isso, mas por que não ser focado. Tente se concentrar em um determinado segmento e servir as suas necessidades ou tentar se concentrar em apenas determinados produtos e ser bom ou especialista nisso.
Você pode começar uma loja que vende apenas massas frescas ou baterias para carro. Os clientes tendem a preferir lojas especializadas para suas necessidades, uma vez que isso significaria que eles estão comprando de um vendedor confiável e experiente.
Nos negócios, devemos ter a mente aberta e sermos determinados em relação ao que queremos fazer. Ao mesmo tempo, precisamos ter a mente aberta para que possamos maximizar o crescimento através de oportunidades que veremos no mercado.
Fonte: Empreendedoresweb.com.br