Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, não é? Sei bem disso! Eu e vários amigos temos nossos próprios negócios e muitos deles também têm dificuldades de se organizar. Mas esse é um ponto fundamental para o sucesso da empresa! Por isso, nesse post, vou tratar de um assunto importante: como lidar com a conta jurídica.
Uma das principais dificuldades dos meus amigos, e que já foi a minha também, é organizar as contas do negócio. Para começar esse processo, você deve entender que em hipótese alguma você deve misturar sua conta jurídica com a pessoal. Isso pode gerar um problema bem grave!
E esse é o assunto da nossa conversa de hoje. Vou deixar algumas dicas para que as finanças, do seu negócio e pessoais, estejam no lugar. Veja só!
Não perca o controle financeiro da empresa
Essa é a principal consequência da mistura das contas jurídicas e pessoais: a perda total (e às vezes, fatal) da vida financeira do seu negócio. Já vi vários amigos cometendo esse erro em ações bem simples, que podem passar despercebidas.
Um exemplo: você está na data limite para fazer as compras do mês ou pagar a escola das crianças. Sem tempo, você acaba utilizando o dinheiro da empresa para não deixar a conta vencer.
Se essa prática se torna recorrente, você pode perder o controle e não conseguir mais visualizar se seu negócio está dando os lucros necessários. Pensando dessa forma, muitos amigos meus fizeram empréstimos que não eram necessários só porque não conseguiam enxergar o quanto a empresa estava arrecadando.
Então você me pergunta: como evitar isso?
Tenha cuidado conta jurídica
Não deposite, de forma alguma, seu dinheiro pessoal em sua conta jurídica. Isso pode dificultar a leitura da situação financeira da sua empresa e impedir que você entenda a real situação do seu negócio.
Além disso, as contas jurídicas têm condições especiais que podem garantir melhores taxas e facilidades.
Defina o dia para sua retirada pessoal
Esse é outro ponto muito importante. Faça suas retiradas pessoais sempre no mesmo dia — como um salário, mesmo. Dessa forma, você conseguirá elaborar um planejamento detalhado desse pró-labore.
Desde que comecei a estipular uma data, consigo prever e planejar minha retirada naquele dia, todo mês. Isso acabou se tornando mais uma despesa fixa da minha empresa.
Saiba o valor da sua retirada
É importante que você defina qual o valor mensal do seu pró-labore. Assim, você já saberá como essa retirada vai impactar as contas da empresa.
É claro que, com o desenvolvimento do seu negócio, esse valor pode mudar. Mas , sendo um valor definindo, você terá uma visão mais real da saúde financeira da empresa.
Use a tecnologia a seu favor
A chave para o sucesso do controle financeiro de uma empresa é a informação — saber quanto está lucrando, e como o dinheiro entra e sai. Fazer isso manualmente é possível, mas leva tempo, além de existir maior possibilidade de erro.
Portanto, contar com um software que te ajude a realizar esse controle é um investimento que te dará informações mais precisas e uma boa visão geral do seu negócio.