Permanecer no mercado de trabalho é um desafio para os jovens, devido às características da sua geração e a alta qualificação que as empresas buscam. Segundos dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgados em 2015, um em cada cinco habitantes no mundo com idade de 15 a 24 anos está desempregado. Este é um dos principais fatores que faz com que universitários e recém-formados passem a investir no empreendedorismo e abram seus próprios negócios. Se você está entre este público, fique atento! Nós temos algumas dicas que irão ajudá-lo na sua caminhada para o sucesso.
Características do empreendedorismo jovem
Ter um espírito empreendedor já é o primeiro passo em direção ao sucesso, mas habilidades, ideias, vontade e determinação nem sempre são suficiente para chegar onde se imagina. É necessário desenvolver aptidões para que seja possível empreender e evitar problemas relacionados à gestão e ao comportamento com os funcionários e os clientes. Dito isso, existem algumas características fundamentais que fazem parte do perfil deste jovem, que deve ser:
Ousado: isso não significa ser irresponsável, mas sim, ter coragem para buscar novidades e inovar no segmento escolhido.
Atualizado: empreendedores devem estar sempre um passo à frente. Portanto, é muito importante ficarem antenados em tudo o que acontece no mundo. Além disso, é essencial gerar conteúdo relevante ao público que quer atingir para se tornar referência.
- Observador: procura observar o que está ao seu redor para descobrir a necessidade das pessoas e, assim, criar algo novo para facilitar seu dia a dia.
- Apaixonado: já imaginou o que seria de uma empresa sem motivação? Não iria nada bem, não é? Seu negócio tem que ser sua grande paixão, o combustível que o move para onde você quer chegar. Desta forma, irá inspirar seus funcionários e fazer com que eles trabalhem junto com você, como verdadeiros parceiros.
- Dinâmico: jovens empresários devem possuir dinamismo para acompanhar as mudanças do mercado e se adaptar ou evoluir com elas.
- Ter qualificação profissional: além da formação acadêmica formal, é fundamental possuir educação técnica sobre o assunto e fazer aulas de empreendedorismo e liderança para transformar uma grande ideia em um negócio de sucesso.
- Dedicado: é preciso investir muito tempo para melhorar, inovar, criar novos projetos e, assim, manter a empresa atualizada e competitiva, reduzindo os riscos de insucessos futuros.
- Saber lidar com problemas: a arte de resolver conflitos exige ter capacidade de liderança, planejamento, organização e raciocínio lógico para tomar decisões ágeis e que não comprometam a empresa diante das dificuldades.
Como identificar oportunidades?
A primeira regra básica é observar para identificar necessidades e, então, gerar oportunidades de negócio, afinal, é daí que nascem os grandes empreendimentos. Com isso, é possível aproveitar os diferenciais competitivos e largar na frente da sua concorrência. Mas a grande pergunta é: como fazer isso? Fique tranquilo que vamos contar agora para você.
Faça perguntas
Uma boa maneira de identificar novas alternativas é começar a questionar quais são os problemas mais comuns que os consumidores enfrentam no seu dia a dia — incluindo questões emocionais, funcionais e sociais. A partir destes apontamentos, é possível criar soluções que facilitarão a vida dessas pessoas, como já comentamos.
Segmente de maneira diferenciada
Outra forma é observar empreendimentos que já existem e criar uma segmentação diferenciada para atingir um novo público que precisa da mesma solução, mas de forma mais acessível. Por exemplo, até pouco tempo, homens frequentavam salões de beleza que eram voltados aos cuidados das mulheres. Hoje, é muito fácil encontrar lugares dedicados ao universo masculino, deixando-os mais à vontade.
Fique atento às restrições
Onde quer que exista uma restrição, pare e preste atenção, pois certamente identificará uma nova chance de negócio. Um exemplo muito comum são as limitações alimentares. Há alguns anos era difícil encontrar comidas diferenciadas para quem tem intolerância à lactose, por exemplo, isso sem mencionar que o valor era bem mais inacessível. Diante da alta demanda, algumas marcas viram isso como uma alternativa e começaram a oferecer produtos para esse público, aumentando a competitividade.
Pesquise muito
Informação é uma grande arma para criar oportunidades. Além de ficar de olho no que acontece fora do país a fim de trazer uma novidade, atentar-se aos investimentos que serão feitos no seu bairro, na sua cidade ou na sua região também é importantíssimo. Desta forma, é possível identificar novos elos de fornecimento e distribuição de produtos e serviços.
Quais os desafios?
Existem muitos obstáculos para alcançar um bom resultado. Dentre eles, podemos mencionar a falta de maturidade, experiência e vivência de mercado, que lhes são privadas devido às organizações, de modo geral, buscarem profissionais melhor qualificados. Além de esquecerem de dar uma oportunidade, aquelas que o fazem, não ensinam e incentivam aqueles que estão iniciando. Ainda assim esses jovens profissionais não se intimidam e abrem a sua empresa.
E os desafios? Só aumentam. Economia, burocracia, contratação, pouca experiência, liderança, expectativas… é só o início de muitos problemas que surgirão ao longo desta jornada. No entanto, com determinação, foco e planejamento, é possível concretizar o sonho e fazer a empresa crescer.
5 dicas valiosas para o jovem empreendedor
Para transformar a sua ideia em um sucesso, listamos 5 dicas para você iniciar o seu empreendimento sem medo. Confira!
1. Prepare-se para errar
Jovens devem ser humildes e estarem preparados para errar — e muito. A sociedade não capacita ninguém para o fracasso, mas ele sempre vai existir em boa parte da sua caminhada. Pode ser uma reunião que não saiu como o esperado, um projeto ou uma parceria que não foram pra frente. O que irá diferenciá-lo do seu concorrente será a maneira como você encara cada situação. Portanto, diante dos erros, pare, analise e aprenda a melhorar com eles.
2. Planeje
Abrir um negócio próprio requer planejamento para todas as etapas, seja para inaugurar a empresa, seja para alcançar os objetivos traçados. O importante é ter tudo no papel e fazer os acompanhamentos mensais para maior efetividade. Deste modo, é possível identificar novas oportunidades, manter o controle e, ainda, fazer ajustes conforme necessário, dando mais segurança e agilidade a todos os envolvidos, principalmente ao jovem empresário.
3. Esqueça que existe descanso
Para quem opta em realizar o sonho de tornar-se um empreendedor, é preciso ter em mente que não existe folga e nem mesmo férias. Lógico, todos merecem e devem ter o seu devido descanso, mas quem é empreendedor, por mais consolidado que seja a empresa, sabe que sua mente nunca para. Ela é uma máquina de ideias e sempre haverá novas estratégias, soluções e inspirações que farão com que não haja aquele desligamento, como ocorre, por exemplo, para funcionários quando saem de férias.
4. Seja realista nas finanças
O cuidado com o financeiro é um dos pontos mais importantes desde o início. É necessário saber o quanto você pode investir para descobrir em quanto tempo recuperará o investimento inicial e, assim, fazer com que o negócio se sustente. Então, é fundamental ser extremamente realista e preparado para as eventualidades que podem impactar a sua empresa, tanto positivamente quanto negativamente.
5. Busque aprendizado
Buscar novas práticas e trabalhar duro fazem parte do aprendizado e crescimento contínuo, por isso, é essencial tirar o melhor proveito dos erros para conquistar bons resultados. Além disso, fazer cursos para aprimorar o conhecimento e participar de núcleos empresariais para a troca de experiências contribuem muito para entender o mercado e destacar-se perante a concorrência.
Fonte: Blog Conta Azul