A economia está exigindo habilidade e cautela dos empresários brasileiros nos últimos meses. Como sobreviver numa época em que a situação está mais contra que a favor? Foque no cliente, negocie o crédito e se reinvente. Estas são algumas dicas sugeridas pelo contador Jonas Eduardo Muniz, sócio-proprietário da ECS Assessoria Contábil.
Confira:
1- Precisa de crédito? Esteja disposto a gastar tempo e conversa com seu gerente. Negocie, negocie e negocie. Brigue por uma taxa de juros melhor. Tenha como último recurso o cheque especial e, principalmente, o cartão de crédito. Negocie também com seus fornecedores, tente ganhar descontos ou mais prazo para pagamento.
2- É preciso mudar, reinventar. Todo o sucesso do passado pode não ser suficiente para sua vitória no presente. É preciso estudar o mercado, ver as necessidades e as oportunidades que se apresentam. Empresas que conseguem enxergar a situação e se moldar mais rapidamente alcançam um bom resultado.
Pense: sempre é possível fazer mais e melhor.
3- Corte custos fixos, mas muito cuidado para ele não ser profundo demais. Não se pode enxugar a empresa e perder qualidade. Os clientes percebem rapidamente se um produto ou serviço já não está tão bom quanto antes. Isso tem reflexo direto na queda de vendas, e consequentemente no faturamento.
4- Foco no cliente. Analise as vendas e procure quais lugares a empresa tem boa aceitação. Naqueles lugares em que a venda não é satisfatória faça um trabalho intensivo. Saiba o que deseja seu cliente.
5- Analise seu(s) produto(s). Ele está competitivo em comparação à concorrência? Os preços estão adequados? Verifique a necessidade de lançar novos produtos e/ou cortar aqueles que não geram receita e nem lucro.
Esses e outros pontos essenciais para a sobrevivência de uma empresa podem ser identificados com o auxílio de uma consultoria. Através dela é possível identificar e encontrar soluções, tanto para corrigir quanto para melhorar os negócios.