Que empreender é uma aventura desafiadora, ninguém tem dúvidas: lidar, desde o começo, com o aprendizado de abrir — e gerir — um negócio próprio e colocar as ideias em prática vai proporcionar um caminho de muitos erros e acertos.
As mesmas inseguranças permeiam a vida de quem já alcançou o sucesso do empreendimento, mas alguns desafios a mais podem aparecer, seja porque o tempo ficou corrido, maior volume de funcionários começou a tomar a atenção ou setores de atuação da atividade já foram aproveitados ao máximo.
Nessas horas, conselhos valiosos podem ajudá-lo a enxergar oportunidades e aproveitar melhor as situações do seu dia a dia, tanto para benefício próprio quando para sua empresa.
Por isso, hoje vamos trazer alguns conselhos e dicas para que você se inspire e consiga contornar os novos problemas da rotina, ganhando mais estímulo para superá-los! Acompanhe!
1. O comodismo após o sucesso pode ser fatal
Erro muito comum entre novos grandes empreendedores é achar que o sucesso garante estabilidade eterna.
O comodismo pode levar gestores a acharem que o sucesso conseguido é inalcançável por outros, e muitas vezes eles descobrem que isso é uma mentira quando veem concorrentes tomarem seus lugares.
Nunca se esqueça que no mercado atual existem diversos concorrentes que estão lutando para conquistar uma parcela da sua clientela. Se você ficar estagnado é muito provável que novos empreendedores consigam tirar o seu lugar.
Por isso, procure sempre inovar. O ideal que você busque novas tecnologias, recicle práticas que já estão ultrapassadas tente manter sempre um ambiente profissional cada vez mais otimizado.
Dessa forma, é possível combater o comodismo e evitar que as ilusões do sucesso não subam à cabeça.
2. A satisfação dos clientes deve sempre ser o objetivo principal
Eventualmente, empreendimentos grandes abrem mão da forma mais pessoal e atenciosa que os clientes eram tratados no começo da atividade, mas o ideal é que você não perca essa essência.
Mesmo que o volume de tarefas aumente, o time cresça e a ideia principal tenha se modificado, busque, sempre que possível, ouvir o feedback dos seus consumidores, tentando sempre evoluir.
A regra da satisfação da clientela se aplica, sobretudo, para grandes empreendedores, criando um ciclo entre expectativas cumpridas dos consumidores e divulgação da marca: quanto melhor o atendimento oferecido, mais fácil fica de converter novos compradores em efetivos clientes.
Lembre-se que a base de um bom empreendimento é uma boa carteira de clientes — e o desenvolvimento de um negócio requer uma base estabilizada —, portanto foque em sempre em desenvolver uma relação mais próxima com a clientela.
3. Nada mais inspirador para uma equipe do que um bom empreendedor como exemplo
Se você busca manter uma equipe motivada para promover uma empresa mais harmoniosa e em seu máximo potencial, é fundamental dar o exemplo.
Muitas vezes, o desafio é conseguir inspirar os colegas de trabalho sem ter referências de outros empreendedores de sucesso, por isso, o ideal é que você busque modelos de profissionais que aspira ser um dia.
O sucesso advém do trabalho duro e do aproveitamento das pequenas oportunidades que aparecem no dia a dia, então por que não aproveitar disso para se tornar um referencial dentro do seu empreendimento?
Por isso, procure fazer parte efetivamente do seu time. Converse com os colegas, invista na comunicação interna e promova políticas que dinamizem o funcionamento geral do trabalho. O bom exemplo ultrapassa quaisquer conselhos valiosos e se gera ótimos resultados com o tempo!
Assim você consegue melhorar a cultura organizacional do seu negócio e evitar que ele fique estagnado, garantindo cada vez mais sucesso!
4. Expandir para outras áreas é uma ótima decisão para quem não quer ficar parado
Já está com um negócio estável que consegue funcionar por si mesmo? Isso mostra que seu esforço e a capacidade de resolver problemas para desenvolver um empreendimento realmente valeram a pena.
Se você conseguiu estabelecer uma atividade do básico, por que não expandir para outros setores? É comum que gestores tenham interesse em investir em outras áreas, então aproveite para se aventurar nessa nova jornada.
Uma boa dica é buscar atividades relacionadas ao seu negócio principal! Isso permite que você desenvolva produtos atrelados à marca principal — o que torna a captação de clientes mais fácil, uma vez que eles já conhecem sua atuação.
Mas se você quer tentar um setor diverso, não hesite! Empreender, como já sabemos, é um caminho desafiador que gera ótimos resultados a curto e longo prazos!
5. Não pense na equipe como funcionários, pense como colaboradores
Assim como o relaxamento no tratamento de clientes — que deve ser evitado! —, entre conselhos valiosos devemos lembrar também da relação entre chefe e empregado.
Se você trata seu time como um grupo de funcionários, é melhor rever isso: a equipe, na verdade, pode ser considerada um dos pilares essenciais para o funcionamento da empresa. Tratá-la sem o devido cuidado é tratar o próprio negócio mal.
Ao entender que você possui colaboradores, fica mais fácil desenvolver uma relação mais harmoniosa, desenvolvendo uma boa forma de liderar e melhorando drasticamente a qualidade final do seu serviço.
6. Parcerias não são eternas e devem ser revistas constantemente
Ninguém cresce sozinho no mundo do empreendedorismo e isso já é uma ideia muito difundida. A real necessidade de promover parcerias é criar um sistema de benefícios para todas as empresas em uma relação, para que então, ambas possam alcançar suas metas.
Mas em que momento os parceiros antigos podem deixar de ser interessantes?
É fundamental que você, como empreendedor, saiba identificar os benefícios de uma parceria: o que é possível extrair dela? Como está funcionando esse sistema de colaboração mútua entre as partes? E — um dos pontos mais importantes — qual é o retorno sobre o investimento?
Essas são perguntas para norteá-lo a encontrar quais são os vínculos que podem ser rompidos e quais devem permanecer. Dessa forma, você abre espaço para encontrar novas empresas que compartilhem dos seus objetivos e que tenham interesse em estabelecer um vínculo real e produtivo com seu negócio.
Fonte: saiadolugar.com.br